Técnicas Disciplinares em Foucault | Aula online


Aula online sobre as técnicas disciplinares, um conjunto de procedimentos de poder que atuam sobre o corpo, manipulando e treinando para torná-lo útil e dócil.

Foucault constata uma mudança no entendimento do corpo humano na modernidade, que passou a ser tomado como objeto e alvo do poder. Novas técnicas de poder surgem, onde o corpo será analisado minuciosamente com o intuito de adestrar e manipular por meio do ajustamento praticado por diversas instituições, como escolas, fábricas, hospitais e presídios.

Nesta aula veremos as técnicas disciplinares descritas por Michel Foucault em sua obra 'Vigiar e Punir', destacando o estudo do corpo, a anatomia política, a ortopedia social, o quadriculamento, as localizações funcionais, os elementos intercambiáveis, a organização de quadros vivos, as classificações e categorizações, o controle da atividade e a composição das forças.
"O momento histórico das disciplinas é o momento em que nasce uma arte do corpo humano, que visa não unicamente o aumento de suas habilidades, nem tampouco aprofundar sua sujeição, mas a formação de uma relação que no mesmo mecanismo o torna tanto mais obediente quanto é mais útil, e inversamente. Forma-se então uma política das coerções que são um trabalho sobre o corpo, uma manipulação calculada de seus elementos, de seus gestos, de seus comportamentos."
(Michel Foucault, em 'Vigiar e punir')
Aula gravada:
Duração: 1 hora (em vídeo).
Valor: R$ 40.


Inscrição
A inscrição é feita mediante o pagamento, basta clicar no link acima para acessar a página de pagamento. Qualquer dúvida entre em contato.

Como funciona?
Esta aula será realizada totalmente online em video, onde o professor oferece explicações sobre os temas, citando livros e referências para aprofundamento sobre a temática, de modo a facilitar sua compreensão.

Professor
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e psicoterapia fenomenológico existencial, pós-graduando em aconselhamento filosófico.

Bibliografia
CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2014.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.
TAYLOR, Dianna (org.). Michel Foucault: conceitos fundamentais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

Como é uma aula online?
A aula online é como uma aula presencial, transmitida por vídeo via internet, podendo ser acessada por computador, notebooktablet ou smartphone. Depois de fazer sua inscrição, você receberá em seu e-mail, em até dois dias úteis, o link para acessar a aula, que ficará disponível pelo período de seis meses. Assista um trecho de aula online como exemplo.
Temas: