Foucault e a Psicologia | Grupo de estudos


Foucault foi um filósofo francês, crítico da psicologia e da psiquiatria em sua ordem do discurso e disciplinarização, evidenciando as relações entre os saberes e as práticas de poder.

Este grupo de estudos tem como intuito dialogar sobre algumas críticas de Michel Foucault sobre a psicologia, destacando o mal-estar na psicologia, a arqueologia dos saberes, a história da doença mental e o poder disciplinar.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, em cada encontro será utilizado um texto de referência. Os encontros são gravados, e a gravação é disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Datas e temas

05/Jun: Mal-estar na psicologia
19/Jun: Arqueologia dos saberes
03/Jul: História da doença mental
17/Jul: Poder disciplinar e psi

Horário e valor

Horário: 15 às 16h30 (fuso horário de Brasília).
Valor: R$ 120 (todos os encontros).
Valor por encontro: R$ 35.

Formato

O grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência via Google Meet, onde cada participante pode participar por vídeo ou apenas áudio. Em cada encontro é utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail pelo condutor do grupo.

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial.


Observação

O grupo de estudos online acontece por meio do Google Meet, disponível no formato aplicativo (smartphone/tablet) ou site (notebook/pc). Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.