Nietzsche | Grupo de Estudos


O grupo de estudos online sobre Friedrich Nietzsche propõe um diálogo sobre sua vida e obra, passando por alguns dos principais temas de sua filosofia: a crise dos valores, o fim da metafísica, a genealogia da moral, a vontade de potência e a vida como criação.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, com abertura para trocar ideias e questões. Cada encontro será gravado e a gravação ficará disponível para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Nietzsche é sem dúvida um dos principais filósofos de nosso tempo, tendo influenciado grande parte das tendências em filosofia e psicologia do século XX em diante. Nos meses seguintes haverá uma continuidade deste grupo, onde vamos dialogar sobre algumas de suas obras, entre elas 'Ecce Homo', 'Genealogia da Moral' e 'Além do bem e do mal'.

Datas e temas

16/Jan: Nietzsche: vida e obra
30/Jan: A crise dos valores
13/Fev: Genealogia da moral
27/Fev: Vida como criação
Horário: 15 às 16h40 (fuso horário de Brasília).

Formato

Este grupo de estudos acontece online, por meio de videoconferência do Google Meet, onde cada participante pode utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem). Para cada encontro será utilizado um texto como referência, enviado previamente via e-mail pelo condutor do grupo.

Condutor

Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino de Filosofia e em Psicoterapia Fenomenológico Existencial.

Público

O grupo está aberto a qualquer pessoa interessada no tema.

Inscrição

Inscrições encerradas.

Bibliografia

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche. São Paulo: Publifolha, 2000.
MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Obra Incompleta. Col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

Observação

O grupo de estudos online acontece por meio do Google Meet, disponível no formato aplicativo (smartphone/tablet) ou site (notebook/pc). Cada participante receberá em seu e-mail um convite para os encontros online na data e horário do encontro. Basta clicar no link que será enviado por e-mail para acessar o encontro online. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato.