Terapia Existencial e outras abordagens


A psicoterapia, na abordagem existencial, possui algumas características que a diferencia de outras abordagens em psicologia. Neste breve texto comento um pouco sobre suas diferenças e peculiaridades.

Enquanto algumas abordagens tem como objetivo o tratamento ou a cura de uma "doença", "desvio" ou "sintoma", a psicoterapia existencial busca compreender a pessoa em seus distintos modos de ser, seus sentimentos, valores, particularidades, dificuldades e potencialidades.

O foco da psicoterapia existencial não está apenas para o "sintoma" ou um "problema", mas para a pessoa como um todo, na busca de compreender o que é saudável e o que é doentio para cada um, pois não utiliza classificações prévias sobre "saúde" e "doença", como se utilizam as abordagens mais tradicionais.

A pessoa nunca é enquadrada numa classificação, pois ao classificar negamos suas particularidades. O intuito da psicoterapia existencial é justamente compreender as particularidades de cada um, como a pessoa se sente consigo mesma e com os outros, o que constitui seu momento presente, qual sua relação com o passado as ideias de futuro, quais pessoas são para ela significativas, como ela lida com suas escolhas, entre outros aspectos.

O intuito da terapia não é "curar" uma "doença", mas possibilitar o encontro da pessoa com sua própria existência, com suas emoções, com sua história de vida, com os seus valores e com o que sente que seja saudável para si, ampliando seu potencial de escolhas e seus modos de existir.
"O principal objetivo da psicoterapia existencial é proporcionar uma maximização da autoconsciência para favorecer um aumento do potencial de escolha; é proporcionar uma ajuda efetiva ao cliente no sentido de descobrir-se e autogerir-se; é ajudá-lo a aceitar os riscos de suas próprias decisões responsáveis, enfim, de aceitar a liberdade de ser capaz de utilizar suas próprias capacidades para existir."
(Tereza Erthal, em 'Terapia Vivencial: uma abordagem existencial em psicoterapia', 1989)
Deste modo, a psicoterapia existencial tem como objetivo proporcionar um aprofundamento sobre sua própria existência e uma autonomia suficiente para fazer e assumir escolhas em sua vida, de modo que a pessoa se sinta livre para dizer "sim" ou dizer "não" diante de diferentes situações que atravessa em sua vida.

O ser humano, na abordagem existencial, não é visto como um mero resultado de estímulos fisiológicos, de dispositivos inconscientes ou de comportamentos condicionados, mas um ser resultante de suas escolhas de vida, de suas condições materiais e seu contexto histórico, inclusive de suas experiências subjetivas.

Justamente por isso que a psicoterapia existencial é utilizada juntamente com o método fenomenológico, que busca compreender a pessoa tal como ela se mostra em seu modo de ser subjetivo, deixando de lado preconceitos e suposições, para receber a pessoa em sua experiência existencial, de acordo com sua percepção de mundo.

E este é o fenômeno a ser analisado durante a psicoterapia existencial, a pessoa que se mostra. A existência é analisada a partir da própria existência concreta e subjetiva, e não por meio de conceitos, classificações ou teorias sobre a existência.

Tudo isso diferencia muito a psicoterapia existencial das outras abordagens, pois ela não busca ajustar a pessoa a um modelo de "saúde mental", nem a tentar "descobrir" conteúdos reprimidos do inconsciente, mas entrar em contato com seus sentimentos e percepções tal como percebe e sente, estimulando sua autopercepção e uma compreensão mais profunda de si, para um viver mais autêntico e livre consigo mesmo e com os outros.

A grande característica da psicoterapia existencial é justamente sua abertura para as diferenças, os distintos modos de ser, sentir e de se pronunciar no mundo, reconhecendo e valorizando a diversidade e as singularidades de cada indivíduo, entendendo que as diferenças não são um problema, mas são justamente o que nos torna singulares em meio a uma massa.
"Na psicoterapia existencial enfatizam-se as dimensões histórica e de projeto e a responsabilidade individual na construção do seu-mundo. Visa a mudança e a autonomia pessoal."
(José Carvalho Teixeira, em 'Introdução à psicoterapia existencial')

Por Bruno Carrasco.

Referências:
ANGERAMI, Valdemar. Psicoterapia Existencial. São Paulo: Pioneira. 1993.
ERTHAL, Tereza Cristina S. Terapia Vivencial: Uma abordagem existencial em psicoterapia. Petrópolis: Vozes, 1989.
TEIXEIRA, José A. Carvalho. Introdução à psicoterapia existencial. Aná. Psicológica,  Lisboa, v. 24, n. 3, p. 289-309,  jul. 2006.