Recesso de fim de ano (2021)


No final de um ano conturbado e nada fácil, com tantas mortes por covid-19, aumento de preços, diante de um governo genocida e irresponsável, os fanáticos se seguram onde podem, enquanto isso seguimos numa perspectiva crítica a partir de um olhar mais sensível e questionador, refletindo sobre como tudo isso nos atravessa e transforma.

Buscando transmutar o sofrimento e criar algo, procurei relacionar filosofia, psicologia e artes com as práticas do cuidado de si e possibilidades de transformação, em favor de outros modos de vida, mais saudáveis para cada um. Neste sentido, ofereci diversos conteúdos e atividades online pelo "ex-isto", como grupos de estudo, cursos e aulas, estabelecendo novas parcerias e propondo outras temáticas.

Neste ano foram realizados cursos sobre Terapia Existencial, Perspectivas Fenomenológicas ao Sofrimento Emocional, e Autoterapia e Cuidado de Si; aulas sobre Foucault, Cuidado de Si, Sofrimento e Transformação, Técnicas Disciplinares e Terapêutica dos Afetos; e oficinas de diálogos a partir das perspectivas de Sartre e Nietzsche.

Além dessas atividades, também tivemos grupos de estudos sobre Nietzsche, Existencialismo, Foucault e o Poder, Loucura, Terapia Fenomenológico Existencial, Fenomenologia, Terapias da Diferença, Foucault e a Psicologia, O Mito de Sísifo, O Existencialismo é um Humanismo, Cuidado de Si na Filosofia Antiga, Abordagens Decoloniais, Introdução à Esquizoanálise e História da Filosofia.

Todos os cursos e aulas ficaram gravados e podem ser adquiridos e acessados a qualquer momento. Mas agora é tempo de parada, farei um recesso de 21 de dezembro de 2021 à 14 de janeiro de 2022. Caso alguém entre em contato neste período peço paciência pois pretendo desligar um pouco de redes sociais entre outras coisas, como dizia Carlos Drummond, "a vida necessita de pausas".

Agradeço a todos aqueles que acompanham os conteúdos e atividades, me sinto alegre em ver que a cada ano agregamos mais pessoas questionadoras que buscam algo diferente, seja na filosofia, na psicologia, como também na própria vida. Em breve nos reencontramos, desejo um bom final de ano a todos, no que seja bom para cada um, e até breve!
"Não quero fazer guerra ao que é feio. Não quero acusar, não quero nem mesmo acusar os acusadores. Que a minha única negação seja desviar o olhar! E, tudo somado e em suma: quero ser, algum dia, apenas alguém que diz Sim!"
(Friedrich Nietzsche, em 'A Gaia Ciência', aforismo 276: Para o Ano-Novo)

Bruno Carrasco.

buttons=(Aceitar !) days=(20)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ler mais
Accept !