Cuidados com o Coronavirus


Coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que vão da gripe comum à doenças mais severas, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). O COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente.

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são: febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas têm dores e desconfortos, congestão nasal, coriza, garganta inflamada ou diarreia. Idosos e pessoas com problemas médicos preexistentes como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm mais chance de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse ou falta de ar devem procurar assistência médica. Para evitar o contágio deste vírus é necessário seguir alguns passos de cuidados, como lavar as mãos frequentemente; evitar tocar os olhos, nariz e boca; cobrir o rosto ao tossir com a curva do cotovelo; evitar aglomerações; ficar em casa se estiver doente.

O coronavírus é muito sério. Se puder não saia de casa e pratique as medidas de cuidado, mantendo distância de outras pessoas, lavando as mãos com frequência e limpando os objetos trazidos de fora como produtos e embalagens com álcool 70%. Não coloque a sua saúde e a de outras pessoas em risco.

É muito importante, neste momento, buscar informações confiáveis, portanto evite notícias falsas de WhatsApp e procure selecionar fontes de informação confiáveis. Estas são as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é uma fonte reconhecida para acompanhar essas informações.

Precisamos também cuidar de nossa saúde física e emocional neste momento, pode ser útil não ficar tão focado constantemente nas notícias, há muitas informações e isso pode ser muito frustrante, tire um tempo para fazer pausas; cuide de seu corpo fazendo refeições equilibradas e atividades físicas.

Reserve um tempo para o lazer e o descanso, dedique alguns minutos de seu dia para fazer algo que te relaxe, que você goste de fazer; conecte-se com outras pessoas, mantenha contato com amigos e pessoas queridas via chat e vídeo-chamadas, com as mais próximas você pode partilhar suas preocupações e sentimentos.

Se não estiver se sentindo bem com tudo o que está acontecendo, procure ajuda. A situação é preocupante, mas lidar com ela vai fortalecer você e as pessoas ao seu redor.


Reflexão sobre o coronavírus e a saúde emocional:


Reflexão sobre Sartre e o coronavírus:


Sites confiáveis de notícias sobre o Coronavírus:
Cuidados com o Coronavirus Cuidados com o Coronavirus Reviewed by Bruno Carrasco on 20:57 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.