Curso: Filósofos da Existência (online)



Curso online em vídeo sobre Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger, Sartre


Este curso online apresenta quatro filósofos da existência, expondo alguns de seus principais conceitos filosóficos. Todo conteúdo está em vídeo, tendo uma média de uma hora por autor, sendo um total de 4 (quatro) horas.

Em Kierkegaard temos a valorização do indivíduo enquanto ser singular e a angústia diante das escolhas. Em Nietzsche, as críticas à moral e a afirmação da vida em sua plenitude e seu caos. Em Heidegger, o ser e ente, a temporalidade,  abertura e o ser-aí. Em Sartre, a liberdade e responsabilidade, a má-fé e o engajamento.


Objetivo

Possibilitar conhecimentos introdutórios sobre os principais elementos da filosofia de Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger e Sartre, relacionados ao existecialismo.



Conteúdo


1. Sören Kierkegaard:
Breve biografia, valorização do indivíduo, existência singular, existência e escolhas, liberdade, angústia, desespero, fases existenciais.

2. Friedrich Nietzsche:
Aforismos, filosofia crítica, apolíneo e dionisíaco, críticas à Sócrates, moral do rebanho x moral dos senhores, genealogia da moral, além-do-homem, afirmação da vida, vontade de potência, saúde e doença.

3. Martin Heidegger:
Ser e ente, ser-aí (Dasein), mundo, temporalidade, finitude, abertura, autenticidade, fenomenologia.

4. Jean-Paul Sartre:
A existência precede a essência, liberdade, responsabilidade, angústia, má-fé, escolhas e mudança, ser e mundo em transformação, materialismo histórico, projeto existencial, sentido da vida, engajamento, filosofia de ação.


Metodologia


Este curso é oferecido totalmente online, em quatro vídeos, com o total de 4 (quatro) horas de conteúdo, contendo explicações, citações de autores, referências e citações de livros para aprofundamento.

O curso foi preparado de maneira didática, de modo a facilitar a compreensão dos temas, valorizando a qualidade de conteúdo e sua relevância. Após a inscrição, você pode tirar dúvidas via WhatsApp, sobre os temas do curso.


Exemplo


Segue abaixo um exemplo do curso, os vídeos do curso estão no YouTube, de modo que pode ser acessado por desktop, notebook, tablet ou smartphone:


 

Certificado


Após a conclusão deste curso, você receberá um certificado em seu e-mail, em formato PDF, tal como o modelo abaixo. Para receber o certificado basta concluir o curso (assistir os vídeos) e enviar um texto de três à cinco páginas descrevendo o que entendeu sobre a relação entre os filósofos e a filosofia existencialista.



Instrutor


O conteúdo do curso foi elaborado e apresentado por Bruno Carrasco, psicoterapeuta existencial, autor dos livros 'Existencialismo e Psicologia' e 'Existencialismo e outros temas' e responsável pelo blog 'ex-isto', com conteúdo sobre existencialismo, psicologia e filosofia. Possui graduação em Psicologia, licenciatura em Filosofia e Pedagogia, pós-graduação em Ensino de Filosofia e especialização em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial.


Referências

BAKEWELL, Sarah. No café existencialista. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.
COTRIM, G.; FERNANDES, M. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche. São Paulo: Publifolha, 2000.
GRANIER, Jean. Nietzsche. Porto Alegre: L&PM, 2009.
JAPIASSÚ, MARCONDES. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
KIERKEGAARD, Sören. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário de Vigilius Haufniensis. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
LIMA, Anderson. A vida humana como reinvenção em Søren Kierkegaard​, 2016.
LIMA, Antônio Balbino. Ensaios sobre fenomenologia: Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty. SciELO -Editus, 2014.
MACIEL, Luiz Carlos. Sartre: Vida e Obra. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
NIETZSCHE, Friedrich. A Genealogia da Moral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. Porto Alegre: L&PM, 2003.
NUNES, Benedito. Heidegger & Ser e Tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
PENHA, João da. O que é existencialismo. Brasiliense: São Paulo, 2014.
REYNOLDS, Jack. Existencialismo. 1 ed. Vozes: Rio de Janeiro, 2013.
SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. Petrópolis: Vozes, 2014.
SUAREZ, Rodriguez. Sören Aabye Kierkegaard - Filósofo da Existência: Um breve estudo sobre a vida e pensamento de Kierkegaard. 2016.
WOODWARD, Ashley. Nietzscheanismo. Petrópolis: Vozes, 2016.

 

Valor


O valor do curso é de R$ 60,00. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, débito, boleto ou transferência bancária, mediado pelo PagSeguro, que oferece segurança em sua transação. Após a confirmação do pagamento você receberá, em até três dias úteis, um e-mail com o acesso ao curso.

Você poderá acessar o conteúdo do curso pelo período de 3 (três) meses após a aquisição. Se por algum motivo você não ficar satisfeito com curso, não se preocupe, você terá seu dinheiro de volta. Basta solicitar o estorno via e-mail, em até 7 (sete) dias após a confirmação do pagamento. Não é necessário explicar os motivos de sua solicitação.


Valor: R$ 60,00 

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Dúvidas


No caso de dúvidas, acesse a página sobre os cursos, ou entre em contato.


Tecnologia do Blogger.