Sartre | Aula Online


Aula online sobre Jean-Paul Sartre (1905-1980), filósofo e escritor francês, principal representante da filosofia existencialista. Ele se dedicou a sistematizar e divulgar o existencialismo, além de se denominar como um "existencialista".

Com bases na fenomenologia de Edmund Husserl, na analítica existencial de Martin Heidegger e influências do Materialismo Histórico, Sartre propõe a compreensão da existência humana como uma condição, livre para fazer escolhas e responsável pelas escolhas que fizer.

Nesta aula serão apresentados alguns dos principais temas de sua filosofia, como: a existência, a liberdade, a responsabilidade, a angústia, a má-fé, o ser-em-si, o ser-para-si, o engajamento e o projeto existencial, bem como sua importância para o existencialismo.

A aula acontecerá numa transmissão de vídeo online, com chat para tirar dúvidas. O vídeo ficará disponível para acesso aos inscritos pelo período de 30 dias após a transmissão, de modo que se não puder acessar no dia e horário, poderá assistir depois.

Data: 21 de junho de 2019, sexta-feira.
Horário: das 14h às 15h30 (fuso horário de Brasília).
Link: o link para acesso à aula online será enviado por e-mail logo após a inscrição.
Valor: R$ 20,00.

Ministrada por:
Bruno Carrasco, fenomenólogo existencial, graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino de Filosofia.

Inscrição:
A inscrição tem o valor de R$ 20,00 e pode ser feita por cartão de crédito, boleto, depósito ou transferência bancária. Para depósitos ou transferências diretas favor entrar em contato.
Link para a inscrição: https://pag.ae/7U-5fK9S8

Como é esta aula online?
Esta aula online é parecida com uma aula presencial, porém acontece via internet, sendo transmitida em vídeo, podendo ser acessada por notebook, desktop, tablet ou celular. Durante a transmissão há uma janela de chat para tirar dúvidas, fazer perguntas e comentários.

Referências Bibliográficas:
BAKEWELL, Sarah. No café existencialista. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.
COTRIM, G.; FERNANDES, M. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013.
FOULQUIÉ, Paul. O Existencialismo. Algés: DIFEL, 1975.
MACIEL, Luiz Carlos. Sartre: Vida e Obra. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
PENHA, João da. O que é existencialismo. Brasiliense: São Paulo, 2014.
REYNOLDS, Jack. Existencialismo. 2 ed. Vozes: Petrópolis, RJ, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. Petrópolis: Vozes, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. Esboço para uma teoria das emoções. Porto Alegre: L&PM, 2010.

Importante:
Se houver algum problema técnico, falta de energia elétrica ou interrupção no serviço de internet, no início ou durante a transmissão, esta será remarcada para outro dia e horário.

Dúvidas:
Entre em contato.

Realização: