Frases de Fritz Perls


Friederich Salomon Perls, mais conhecido como Fritz Perls (1893–1970) foi um psicoterapeuta alemão que desenvolveu uma abordagem de psicoterapia chamada Gestalt-Terapia, juntamente com sua esposa Laura Perls (1905-1990) e Paul Goodman (1911-1972). A Gestalt-Terapia dá maior ênfase à responsabilidade de cada pessoa sobre si mesma em sua experiência e no momento presente, levando em conta o entorno e o contexto de cada um.

"Perca a cabeça e encontre as suas razões."
"Aprender é descobrir que algo é possível."
"A verdade só pode ser tolerada se descoberta por conta própria."
"Todo indivíduo, toda planta, todo animal tem apenas um objetivo inato - realizar-se naquilo que é."
"O primeiro e último problema do indivíduo é integrar-se internamente e ainda assim, ser aceito pela sociedade."
"Quanto mais a sociedade exige que o indivíduo corresponda aos seus conceitos e ideias, menos eficientemente ele consegue funcionar."
"Se você odeia algo que existe, isso é você, embora seja triste."
"Nem todo contato é saudável, nem toda fuga é doentia."
"Exigências de perfeição limitam a capacidade do indivíduo de funcionar dentro de si mesmo."
"Nossa energia de vida vai apenas para as partes da personalidade com as quais nos identificamos."
"Quem precisa que os outros lhe deem incentivos, elogios e tapinhas nas costas, faz dos outros os seus juízes."
"Eu acredito que esta é a grande coisa a ser compreendida: a tomada de consciência em si - e de si mesmo - pode ter efeito de cura."
"Você se decepcionou sozinho, ignorando o direito das pessoas serem quem são. Então você é responsável pelo que está sentindo."
"A terapia possibilita ao indivíduo deixar de repetir de forma morta sua vida, apresentando um novo conflito criativo que convida ao crescimento, à mudança, ao excitamento e à aventura de viver."
"Eu faço as minhas coisas e você faz as suas. Eu não estou neste mundo para satisfazer as suas expectativas. E você não está neste mundo para satisfazer as minhas. Você é você, e eu sou eu. E, se por acaso, nós nos encontrarmos, será ótimo. Se não, nada se pode fazer."
"Seja como você é. De maneira que possa ver quem é. Quem é e como é. Deixe por um momento o que deve fazer e descubra o que realmente faz. Arrisque um pouco, se puder. Sinta seus próprios sentimentos. Diga suas próprias palavras. Pense seus próprios pensamentos. Seja seu próprio ser. Descubra. Deixe que o plano pra você surja de dentro de você."
"Amigo, não seja um perfeccionista. Perfeccionismo é uma maldição e uma prisão. Quanto mais você treme, mais erra o alvo. Você é perfeito, se se permitir ser. Amigo, não tenha medo de erros. Erros não são pecados. Erros são formas de fazer algo de maneira diferente, talvez criativamente nova. Amigo, não fique aborrecido por seus erros. Alegre-se por eles. Você teve coragem de dar algo de si."

 


Temas: