O que NÃO é existencialismo


Para esclarecer confusões e possíveis mal entendidos sobre o existencialismo, neste breve texto comento sobre o que não é existencialismo, ou seja, os conceitos e valores que não possuem relação com a filosofia existencialista, e que inclusive são opostos a ela.

O termo "existencialismo" se popularizou, sendo usado em diversas situações, de modo que cada pessoa estabelece uma ideia sobre o que seja, porém nem sempre estas ideias correspondem aos princípios do existencialismo enquanto vertente filosófica ou de autores relacionados.

Existencialismo é uma vertente filosófica que se foca na análise e compreensão do ser humano partindo da própria existência humana, em seus aspectos concreto, singular, afetivo, temporal e histórico.


Portanto, o existencialismo não é:

Racionalismo

Doutrina que privilegia a razão dentre todas as faculdades humanas, considerando ela como fundamento de todo conhecimento possível, entende que a razão é capaz de conhecer a realidade e alcançar as verdades sobre a natureza das coisas.

Determinismo

Princípio segundo o qual os fenômenos da natureza são regidos por leis já determinadas, negando livre-arbítrio ou a possibilidade de se alterar o curso dos fatos, contrário de acaso ou indeterminação.

Idealismo

Entendimento que as coisas que existem partem de conceitos ideais, se opõe ao materialismo, pois entende que o mundo material só pode ser compreendido por meio das concepções ideais.

Misticismo

Crença na existência de uma realidade sobrenatural e misteriosa, acessível apenas a uma experiência privilegiada, uma intuição ou sentimento de união com o divino, o sobrenatural, o misterioso.

Liberalismo

Doutrina política e econômica, que sustenta os princípios da igualdade, liberdade, propriedade, individualismo e democracia. É a ideologia que sustenta o sistema capitalista, nas formas de pensar, agir e sentir.

Socialismo

Proposta de mudança de organização política e de sociedade visando o interesse geral, contra o interesse de apenas uma ou mais classes privilegiadas, com base em ideias de igualdade de direitos e justiça social.

Libertinagem

Característica de quem vive a vida abusando da liberdade, livre entrega de seus prazeres sem levar em consideração as consequências de suas ações, exploração da liberdade ultrapassando a liberdade de outra(s) pessoa(s).

Pragmatismo

Pensamento que valoriza mais a prática do que a teoria, considera que devemos dar mais importância às consequências e efeitos da ação do que a seus princípios e pressupostos. O critério de validade deve ser encontrado nos efeitos e consequências de uma ideia, em seu sucesso.

Essencialismo

Doutrina filosófica que coloca o primado da essência sobre a existência, entendendo que todos os seres existentes possuem uma essência prévia que os define, acredita que há um ser ideal que vem antes do ser real.

Evolucionismo

Doutrina filosófica segundo a qual a evolução constitui a lei geral do seres (matéria, vida, espírito e sociedades), regendo tanto as ciências quanto a própria moral, entendendo estas em constante evolução.

Espiritualismo

Concepção que privilegia o espírito ou a alma, ao invés da matéria ou do corpo, entendendo que o espírito constitui uma natureza autônoma e de caráter mais puro e elevado, é também oposto ao materialismo.

Filosofia Moderna

Conjunto de filosofias desenvolvidas durante os séculos XVI até o final do século XVIII, antes do Renascimento. Período onde se desenvolve a ideia de que por meio da razão o homem controlaria o mundo e a si mesmo.

Positivismo

Organização hierárquica das ciências, valorizando o método empirista e quantitativo, defendendo a experiência sensível como fonte principal do conhecimento, tomando as ciências formais como paradigma de modelo para todas as ciências.

Fatalismo

Doutrina segundo a qual todos os acontecimentos do universo e da vida humana estão submetidos ao destino, ou seja, acontecem por uma necessidade absoluta, não restando nenhum lugar para a iniciativa humana.

Cientificismo

Ideologia dos que possuem saberes objetivos e racionais, que acreditam serem detentores do verdadeiro conhecimento da realidade, e que tudo que está fora da ciência não tenha validade.

Objetivismo

Teoria de conhecimento em filosofia e ciência que valoriza o objeto em oposição ao sujeito, se opondo ao subjetivismo. Supõe que a mente pode obter um acesso direto à realidade tal como ela é, por meio da percepção.

Metafísico

Todo conhecimento que está para além da física, que busca o conhecimento da essência das coisas. Envolve todo o tipo de filosofia que lida com conhecimentos que estão além do mundo material e sensível, ou no "mundo das ideias".

Senso Comum

Senso comum é um conjunto de opiniões e valores característicos do que é aceito em um meio social. Consiste numa série de crenças admitidas por um grupo de pessoas, onde seus membros presumem serem partilhadas por todos da mesma maneira.

Moralismo

Modos de se comportar com base numa filosofia ou religião que elege um princípio moral como valor universal, em detrimento de outros valores existentes. Exclui e critica todo modo de ser que não se corresponde a uma moral escolhida.

Tradicionalismo

Doutrina que entende a tradição como a base do conhecimento e as formas políticas e religiosas tradicionais como uma expressão natural das necessidades de uma sociedade, ainda que não justificáveis pela razão.

Conservadorismo

Trata-se de uma preferência pelo historicamente herdado, os conservadores favorecem instituições e práticas que evoluíram gradualmente como manifestações de continuidade e estabilidade.

Atemporal

Atemporal é um adjetivo usado para qualificar algo ou alguém que não é afetado com o passar do tempo, ou seja, que é igual em qualquer época ou tempo. É antônimo de passageiro ou temporal, pois desconsidera o tempo como uma ação que modifica as coisas e os seres.

Ciência Exata

Campo da ciência que se utiliza de expressões quantitativas, predições precisas e métodos rigorosos de testar hipóteses, especialmente os experimentos reprodutíveis envolvendo predições e medições quantificáveis. Ex.: Matemática, Física, Engenharia, Química, Estatística e Computação.

Utilitarismo

Doutrina ética que acredita que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade, e más quando promovem o oposto dela. As ações são consideradas do ponto de vista de suas consequências.

Mas, então, o que é existencialismo?

Existencialismo é uma filosofia contemporânea que parte do entendimento de que a existência precede a essência, ou seja, quando nascemos somos lançados ao mundo e nos construímos a partir de nossa relação com o tempo, com o espaço e com os outros e inclusive pelas escolhas que fazemos. Somos afetados pelo mundo e nele também exercemos afetos.

A filosofia existencialista busca compreendeer a existência humana, entendendo o ser humano como um ser livre para fazer escolhas e responsável pelo que fizer de sua vida, nos limites das condições físicas, psicológicas e sociais que o envolvem. Não acredita-se numa natureza humana que determine a nossa existência, mas que ela se forma e se transforma na prática e na relação.

O foco do existencialismo é a liberdade, pois cada indivíduo só pode ser compreendido por aquilo que faz de si. Porém, não há liberdade sem responsabilidade. Somos responsáveis por nós mesmos, pelas escolhas que fazemos e também por tudo aquilo que nos cerca, pois a sociedade é nossa obra.
“O homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e somente depois se define.”
(Jean-Paul Sartre)