Análise existencial

Análise existencial

A análise existencial é uma modalidade de atendimento focada na existência, para o encontro e criação de novos sentidos para a vida, ampliando a percepção sobre si mesmo, suas experiências, seu entorno e possibilidades de ser.

Este procedimento se diferencia da psicoterapia, pois não tem como objetivo tratar a pessoa atendida, mas promover uma profunda compreensão de seu modo de ser autêntico, sem julgamentos, incentivando sua liberdade para ser como quiser.

Acontece por meio do diálogo, trazendo questões que nos colocam diante de nós mesmos. O que tenho feito de minha existência? Será que estou vivendo a vida que gostaria agora ou estou somente vendo os dias passarem?

Somos autores de nossa existência e fazemos escolhas a todo momento. A análise recupera nossa liberdade de escolher o que desejamos e desenhar a vida de nossa maneira, aberto às experiências.

Com o tempo, vamos ampliando a consciência de nossas potencialidades e obstáculos, desenvolvemos nossa criatividade pessoal e passamos a escolher uma vida de acordo com o que nos faz sentido.

Este processo amplia os horizontes e caminhos existenciais, nos aproximando de nossos reais sentimentos e valores, valorizando nossa autonomia. Não há tentativa de encontrar razões sobre o que nos leva a fazer ou deixar de fazer algo, mas compreender os sentimentos e buscas que direcionam nossa existência.

Compreende a existência em movimento e constante transformação, buscando se realizar por meio de suas escolhas, que se faz e se refaz por meio das relações que estabelece consigo mesma, com os outros e com os lugares em que habita.

É indicado para pessoas que querem conhecer mais sobre si mesmas, desenvolver seu modo de ser autêntico ou que estejam inseguras quanto ao curso de sua própria vida, indecisas sobre suas escolhas, insatisfeitas quanto ao trabalho, profissão ou infelizes com a vida pessoal.

O analista se coloca com abertura, de modo que a pessoa se sinta à vontade para compartilhar suas experiências significativas, compreendendo suas experiências e seus caminhos percorridos para encontrar alternativas para novas possibilidades, criando projetos futuros mais significativos, que promovam sua criatividade, maior consciência e autonomia sobre si e a sensação de liberdade.

O atendimento possibilita um espaço livre de julgamentos, para que comentar sobre nossas experiências mais significativas e desejos, possibilitando um aprofundamento sobre nós mesmos.

"Isso de ser exatamente aquilo que a gente é
ainda vai nos levar além."
(Paulo Leminski)