Um estranho no ninho


O filme 'Um estranho no ninho', de 1976, apresenta a história de Randall McMurphy, um questionador e transgressor, que para não ser preso se finge de louco e acaba sendo encaminhado para um hospital psiquiátrico.

Apesar do hospital ser um local cheio de regras sobre o que "não pode fazer isso" e "não pode fazer aquilo", ele experimenta possibilidades para ir além, encontrando novos meios de se inserir e para se apropriar do espaço.

Ele passa então contrariar algumas regras da instituição, faz amizade com os internos, encontrando novas possibilidades de experimentar a vivencia do internato num hospital psiquiátrico, de maneira mais descontraída e solta.

O filme se desenrola nessa relação entre ele, os colegas e o espaço institucionalizado, o que possibilita reflexões sobre o hospital psiquiátrico, o ambiente institucionalizado e as possibilidades de transgressão.

Uma obra-prima do diretor Milos Forman, conta com uma das melhores performances de Jack Nicholson, este filme foi baseado no romance de Ken Kesey.

Um filme muito interessante para refletir sobre a questão da existência e liberdade a relação entre o indivíduo e a instituição.

Segue o trailer abaixo:








Por Bruno Carrasco.
Temas: